No Bigorrilho, na esquina da Rua Francisco Rocha com a Martim Afonso, encontra-se um edifício que marca a paisagem do bairro em razão de seu formato característico. Trata-se do Residencial Vitória Palace, construído na forma geométrica de um octógono.
Em 1988, a Construtora Independência, então proprietária do terreno, deu início aos estudos para construção de um edifício no local. Antes de iniciar as obras, no entanto, o lote foi vendido a Construtora Gustavo Berman Ltda., em 1993.
A construção teve início logo após a transferência do terreno, sendo finalizada três anos depois, em 1996. Jaime Wasserman foi o arquiteto responsável pelo projeto.

O edifício conta com 33 andares, 120 apartamentos, quatro elevadores e dois pavimentos de subsolo para garagens. Sua altura é de 104 metros, fato que o coloca entre os mais altos de Curitiba.
Cada andar possui quatro apartamentos, que têm em média 150 m². As unidades oferecem três quartos, sendo uma suíte, sacada, sala de estar, sala de jantar, dormitório de empregada, lavabo, cozinha e área de serviço. Na área comum, no térreo, o condomínio apresenta dois salões de festas, sala de jogos infantis, playground, piscina e churrasqueira, além de uma quadra de esportes.
De fato, o Vitória Palace dispõe de um formato incomum. Entretanto, não é o único de Curitiba a seguir esse padrão. Anos antes, em 1991, a própria Construtora Independência em conjunto com o mesmo arquiteto, Jaime Wasserman, entregou o Edifício Columbus Palace, no bairro Cabral. O “irmão mais velho” do Vitória possui 27 pavimentos e 100 unidades residenciais, com uma altura de 78 metros. Apesar de mais baixo, os apartamentos são maiores, variando de 179 a 206 m².
Nome: Edifício Vitória Palace
Altura: 104,01 m
Andares: 33
Ano: 1993 ~ 1996
Uso: residencial
Construtora/Incorporadora: Construtora Gustavo Berman Ltda
Arquiteto(a): Jaime Wasserman
Escritório:
Localização: R. Francisco Rocha, 1640 – Bigorrilho, Curitiba – PR, 80730-390
FONTES
Secretaria Municipal do Urbanismo – Prefeitura de Curitiba
Um comentário