Em meados dos anos noventa, um grupo de empresários inspirados por novas ideias e projetos que surgiam pela cidade naquela época decide construir um edifício em homenagem a Curitiba.
A fim de selecionar a proposta mais adequada ao conceito estipulado pelo grupo empresarial, realizou-se um concurso entre cinco arquitetos. Desse certame, consagrou-se vencedor o projeto do arquiteto curitibano Eli Loyola.

As obras ficaram sob a responsabilidade da construtora Irmãos Thá e duraram cerca de dois anos e meio, até a entrega definitiva em 1997, quando o edifício foi inaugurado por Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes e, naquela data, governador do Estado do Paraná.
Com mais de vinte e dois mil metros quadrados de área construída e 33 pavimentos, o prédio chama a atenção pela sua altura de 120 metros, atributo que, durante muitos anos, o manteve como a estrutura mais alta da cidade.
Outro aspecto que o diferencia, é o uso de relógios em sua fachada. Previstos desde a concepção do projeto, são três ao total, um logo acima do hall de entrada com três metros diâmetro e outros dois no topo do edifício, cada um com cinco metros de diâmetro.

Todos foram projetados, fabricados e instalados pela Gunter Relógios Ltda, responsável também por uma série de outros relógios em Curitiba, como o da Rua 24 horas, do edifício Time Express Offices, da Rodoferroviária, e pela reforma dos tradicionais relógios da Praça Osório e do Paço da Liberdade.
As máquinas e os principais comandos já estavam desenvolvidos com base em outros projetos, ainda assim a sua fabricação levou cerca de noventa dias. Os relógios da parte de cima da torre ocupam um espaço equivalente a três andares e são os maiores produzidos pela empresa até o momento.
As peças foram transportadas por caminhão, levadas em partes até o edifício, montadas no solo e içadas por uma grua. Para evitar qualquer acidente, a instalação foi feita em uma data com tempo firme e sem vento.
Para mantê-los em funcionamento, ocorre uma manutenção preventiva mensal e, esporadicamente, uma revisão maior.
O edifício Curitiba Trade Center Office Building, de uso exclusivamente corporativo, abriga um centro de convenções e, nos seus amplos andares de 400 m² a 500 m², conta com diversos escritórios e empresas. Na sua base, possui um jardim cujo projeto paisagístico é assinado pela Slomp & Busarello arquitetos.
Por fim, segundo Eli Loyola, arquiteto responsável pelo edifício, uma viagem por ele feita a Chicago, Estados Unidos, serviu de inspiração para o desenho do projeto.

Nome: Curitiba Trade Center
Altura: 120,17 m
Andares: 33
Ano: 1997
Uso: escritórios
Construtora/Incorporadora: Irmãos Thá
Arquiteto(a): Eli Loyola
Escritório: Loyola Arquitetos
Localização: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 417 – Centro, Curitiba – PR, 80410-180
FONTES
Eli Loyola
Secretaria Municipal do Urbanismo – Prefeitura de Curitiba
Um comentário